19/02/2010

Caravela Portuguesa (Physalia physalis)

Nome científico: Phisalis phisalia
Nomes Comuns:
Açores: Caravela Portuguesa
Continente: Caravela Portuguesa, Garrafa Azul
Espanhol: Carabela Portuguesa
Inglês: Portugeuse man o war
Francês: portugaise Caravelle

A caravela portuguesa (Phisalis phisalia) também denominada de garrafa azul, é uma hidromedusa, não é um animal mas um conjunto de vários organismos unissexuais.
A sua cor é quase totalmente azul, e com algum vermelho. Possui tentáculos com células urticantes.
Não tem locomoção própria, flutua à superfície das águas ao sabor do vento ou devido às correntes marítimas. Fazem lembrar as antigas caravelas portuguesas, por isso mesmo chamada de Caravela Portuguesa.
Alimenta-se de pequenos peixes, crustáceos e plâncton, com o auxílio dos seus longos tentáculos.
A caravela-portuguesa é importante para a alimentação das tartarugas marinhas, que são imunes ao veneno.
A bela coloração arroxada, que apresenta uma estrutura em forma de carapaça, pode atingir os 30 m de comprimento. Este curioso formato e a sua coloração torna - as  interessantes de observar.
É geralmente avistável em mar aberto, aparecendo em zonas costeiras e sendo levadas para pela acção do vento como zonas balneares, causando uma dor de cabeça a muitos banhistas.

Texto escrito por Ana Meneses

3 comentários:

Gui Bruges ® disse...

Caravela Portuguesa (Phisalis phisalia) nota tens do corrigir a primeira letra do segundo nome é sempre minúscula. Pertence ao Filo Coelenterata, Classe Hydrozoa e ordem Siphonophora. Como disseste e bem não é um Organismo, mas sim uma colónia hidrozoários flutuante e polimórfica, que podem ser dactilozooides os responsáveis pela defesa, gonozoide os responsáveis pela reprodução e os gastrozooides os responsáveis pela alimentação; sendo todos os zoóidesde uma colónia são geneticamente iguais e trabalham em conjunto para manter a colónia.

Tiago Sabino Fagundes disse...

dá uma dor do caraças...lol

Unknown disse...

Boa tarde,

Estamos a desenvolver o projecto ZoomAzores, um serviço de mapas dinâmico que se destina à promoção da actividade turística dos Açores e, em particular, da sua animação turística e marítimo-turística.
Este projecto encontra-se a ser desenvolvido para a Associação Regional de Turismo (ART), pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação (ISEGI), da Universidade Nova de Lisboa. Trata-se de um projecto sem fins lucrativos.
No âmbito dos textos sobre Planeamento de Viagens, seria bom colocarmos uma imagem de pormenor da Caravela Portuguesa. Venho assim perguntar-vos se me podem enviar uma imagem desta espécie, com alguma qualidade, e sem referência colocada, para que a possa colocar no projecto e referenciar com uma formatação semelhante às restantes fotografias do ZoomAzores.Poderão colocar o autor /entidade responsável pela fotografia no nome da mesma e eu tratarei de o colocar na imagem.
O meu e-mail é tiagomlop@gmail.com.
Muito obrigado pela vossa atenção.
Com os Melhores Cumprimentos,
Tiago Lopes
Técnico do Projecto ZoomAzores
tiagomlop@gmail.com

Direção

Tibério Barbeito e Zeferino Espínola Contacto: azoresub@hotmail.com

Nº Visitas