26/01/2010

Garajau Comum (Sterna hirundo)

Nome Científico: Sterna hirundo
Nome comum: Garajau-comum, Andorinha-do-mar-comum
Comprimento: 32-38 cm
Reprodução: Em praias de areia ou calhau, em ilhéus e falésias entre Abril e Julho.
Alimentação: baseada em pequenos peixes, e por vezes, crustáceos e insectos.

A andorinha-do-mar-comum, também conhecida por Garajau-comum ou Gaivina dos Açores, é uma ave costeira ágil das costas européias, americanas e africanas.
Apresenta bico pontiagudo vermelho com uma ponta preta, patas curtas e vermelhas e parte superior do corpo e asas de um cinzento muito pálido.
Apresentam uma distribuição um pouco por todas as ilhas dos Açores, eo seu habitat preferido são as praias de calhau e areia ou de Escarpas do Ilhéu.
Obtém o alimento com mergulhos na água em voo picado e voos rasantes, sempre com um voo forte, proporcionando assim momentos fantásticos de observação.
Ocorre REGULARMENTE nas passagens migratórias outonais e primaveris. Como reprodutora é irregular e escassa.
Uma das zonas de grande potencial para nidificação de aves marinhas Localiza-se nos Açores, mais especificamente na Ilha Terceira, na Ponta das Contendas. Esta zona Constitui parte significativa de uma rede de Zonas de Protecção nos Açores que inclui importantes colónias de espécies marinhas.

Assim, as melhores épocas de observação Centram-se nos meses de Maio e Junho, e Setembro e Outubro, podendo então ser observadas algumas concentrações interessantes.

Também situado na Ponta das Contendas e de igual Importância Localiza-se o Farol das Contendas. Foi Estabelecido em 1 de Fevereiro de 1934 e fica localizado na Ponta das Contendas a SE da Ilha Terceira.

Texto escrito por Ana Meneses
Fotos de: Tibério Barbeito

2 comentários:

FREE ATLETA disse...

Irado man !!! Abrax

mz disse...

Não me recordo de ter visitado o Farol das Contendas, que pena!

O Garajau é de uma elegancia...

bjs

Direção

Tibério Barbeito e Zeferino Espínola Contacto: azoresub@hotmail.com

Nº Visitas