02/02/2010

O interior da Ilha Terceira

Dada a posição geoestratégica dos Açores no meio do Oceano Atlântico, conduz a um enorme potencial da região para as actividades realizadas em contacto com o mar, tal como é mostrado e muito bem neste blog.
Porém, a localização das ilhas e a sua geomorfologia vem proporcionar um outro aspecto natural também de elevado interesse, a extensa amplitude paisagística do interior das ilhas. No interior da ilha Terceira encontra-se uma densa floresta de vegetação endémica, onde é possível encontrar espécies pertencentes à vegetação primitiva da Europa, já extinta.
O acesso a estes locais são feitos por entre caminhos antigos, anteriores às actuais estradas, razão pela qual, quem visita a ilha Terceira e apenas dá a volta à ilha usando um veículo passa ao lado deste enorme património cultural, avistando-o apenas ou sem dar por ele. Nesse sentido, a Terceira Aventura é um serviço de guias local que proporciona passeios pedestres, montanhismo e espeleologia, levando por entre trilhos aos lugares mais magníficos da ilha Terceira.
















Nos percursos pedestres existe uma grande variedade de trilhos por entre floresta endémica como de paisagem, tanto cultural como paisagística, proporcionando vistas deslumbrantes de 360 graus a partir de diversos cumes de origem vulcânica.
Devido à formação vulcânica da ilha Terceira, esta constitui um variado património espeleológico. As 66 cavidades naturais já catalogadas presentes na ilha percorrem dezenas de quilómetros no subsolo por entre diversas formações lávicas, tais como grutas e algares vulcânicos, fendas e grutas de erosão. O interior das cavidades vulcânicas é caracterizado pela diversidade de espeleotemas.
Em suma, o interior da ilha Terceira é caracterizado por densas florestas de vegetação endémica, com picos de origem vulcânica com vistas deslumbrantes em diversas direcções, assim como a presença de imponentes cavidades vulcânicas.

Texto de: Miguel Mendonça

Sem comentários:

Direção

Tibério Barbeito e Zeferino Espínola Contacto: azoresub@hotmail.com

Nº Visitas