07/11/2012

Travessia da gruta das Cinco Ribeiras





A Gruta das Cinco Ribeiras é uma gruta portuguesa localizada na costa Sudoeste da ilha Terceira, freguesia das Cinco Ribeiras, concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores. Trata-se de uma gruta costeira cujo acesso é feito directamente pela costa. 
Fica localizada na zona de influência do Porto das Cinco Ribeiras e da baía envolvente do mesmo.
A formação geológica desta gruta está directamente relacionada com a existência do Vulcão da Serra de Santa Bárbara, e caracteriza-se por se localizar numa zona costeira formada por arribas bastante altas originadas em escoadas ora lavicas ora de Piroclásticas em diferentes camadas geológicas que deram origem a uma perfeita estratificação das camadas do substrato rochoso.
Surge associada a tubos de lava e a arcos derivados das erupções vulcânicas da Serra de Santa Bárbara. A morfologia do local permitiu a formação de uma gruta subaquática, conhecida pelo exotismo do mergulho tanto diurno como nocturno que proporciona.
Apesar de ter vários níveis de profundidade atinge aos 16 metros a sua cota máxima sendo o fundo em galeria formado por pequenos calhaus rolados e rochas de pequena dimensão à mistura com uma grande presença de areias.




1 comentário:

Anónimo disse...

Muito giro!

Direção

Tibério Barbeito e Zeferino Espínola Contacto: azoresub@hotmail.com

Nº Visitas